Muitos de nós, quando associamos a saúde bucal aos problemas que podem afetá-la, pensamos somente em cáries, gengivite etc. Entretanto, existem outras condições que podem não somente afetar os dentes, mas desencadeando uma série de outros problemas. Neste caso, estamos falando do Bruxismo dentário, condição que diminuí bastante a qualidade de vida do paciente.

O bruxismo dentário é uma condição um pouco diferente das que estamos acostumados a lidar. Isto porque o seu diagnóstico pode se apresentar através de fatores genéticos, problemas como oclusão e o tipo de mordida ou até mesmo por meio de situações nas quais o paciente se encontra sobre estresse, ansiedade ou tensão.

Portanto, preparamos este material para que você conheça mais sobre esta condição e saiba como lidar caso apresente alguns dos sintomas.

Lembrando que, em primeiro lugar, é necessário manter um relacionamento de confiança com o seu dentista, o visitando regularmente. Na maioria das vezes, os pacientes acabam procurando um consultório odontológico somente na hora da necessidade. Sendo assim, continue lendo este artigo e descubra como lidar com o bruxismo dentário.

 

O que é o bruxismo dentário?

O bruxismo dentário é uma condição que se caracteriza pelo ranger os dentes de maneira involuntária. Na maioria das vezes, tal processo acontece durante o sono do paciente, o que dificulta ainda mais para que ele perceba que algo de errado está acontecendo.

Entretanto, a disfunção não acontece necessariamente somente durante o sono. Ou seja, ela pode se apresentar enquanto o paciente está acordado. Porém, ele não tem controle sobre a mesma.

Existem diversos fatores que estão ligados ao bruxismo dentário. Acredita-se que tais causas, sejam elas emocionais ou físicas, contribuem para o diagnóstico desta condição. Portanto, vamos listar aqui agora quais são os principais motivos que influenciam diretamente para que o paciente tenha bruxismo:

  • Se encontrar constantemente estressado, ansioso, com raiva ou tensão;
  • Má oclusão dentária, quando existe um alinhamento anormal dos dentes;
  • Apneia do sono;

Agora que você já conhece quais são as principais causas do bruxismo dentário, vamos aprofundar mais no assunto. Sendo assim, trataremos agora quais são os principais sintomas da condição e o que ela pode causar na saúde bucal.

 

Lidando com o bruxismo

Como você já viu neste artigo, o bruxismo dentário se manifesta, na maioria dos casos, enquanto o paciente está dormindo. Sendo assim, é comum que você se pergunte: como vou notar os sintomas do bruxismo no meu organismo?

Nós explicamos para você! Os sintomas do bruxismo dentário são bastante específicos e não é difícil de notá-los! Portanto, preste atenção nos sinais que o seu organismo dá:

  • Amolecimento dos dentes;
  • Dentes desgastados;
  • Dor de cabeça;
  • Dentes sensíveis;
  • Dor na mandíbula ou até mesmo na face;
  • Zumbido no ouvido;

É de extrema importância procurar ajuda profissional de um dentista assim que notar um ou mais sintomas.  O quanto antes for identificado a existência do bruxismo, melhor será o período de tratamento.

A condição ainda não possui nenhuma solução, mas pode ser controlada. Existem alguns métodos que podem contribuir no retardamento dos sintomas e correção no desgaste dos dentes. Portanto, trataremos agora as principais soluções médicas para os pacientes diagnosticados com bruxismo dentário.

 

Lente de contato dental para bruxismo?

A principal opção para os pacientes com bruxismo se apresenta como o uso de placas oclusais. Este tratamento é colocado com o intuito de impedir o ranger ou a pressão exercida involuntariamente sobre os dentes.

Tais placas são feitas sobre medida para cada paciente, entendo que cada um possui uma arcada dentária diferente. Elas são colocadas nos dentes superiores, evitando que eles exerçam pressão nos inferiores.

Outro recurso odontológico bastante indicado para os pacientes que tiveram os dentes desgastados por causa do bruxismo é a lente de contato dental. Entretanto, o tratamento estético não é indicado para qualquer paciente. É necessário passar, primeiramente, por uma avaliação do dentista para a indicação.

Viu como o bruxismo dentário pode afetar negativamente a qualidade de vida? Portanto, mantenha sempre numa regularidade nas consultas odontológicas e mantenha a saúde bucal em dia! Que tal marcar uma avaliação? Entre em contato conosco e marque um horário para cuidar melhor dos seus dentes!

Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e familiares!