Nem todo problema bucal é causado por maus hábitos bucais, como a falta de escovar os dentes, por exemplo. Com isso, algumas queixas sobre dor de dente podem ser, na verdade, uma indicação de extração do dente siso. Entretanto, você sabe quando deve procurar um consultório odontológico para extrair um, dois ou todos os dentes sisos?

Antes de aprofundar melhor no assunto, é importante que você entenda, em primeiro lugar, que nem todo mundo precisa extrair o dente siso. O terceiro molar, como também é conhecido, só precisa ser extraído da boca do paciente quando passa a causar dor e outros problemas.

Portanto, para que você saiba quando é necessário extrair o dente siso, preparamos este material com todas as informações necessárias. Acompanhe detalhadamente cada item abordado aqui e tire suas dúvidas quanto ao dente siso.

 

Por que o dente siso é tão famoso?

O dente siso se difere de todos os outros dentes por nascer de maneira tardia. Na maioria das vezes, ele nasce aos 18 anos de idade. O problema é que, por surgir depois em relação aos demais dentes, ele acaba não encontrando espaço suficiente na arcada dentária, provocando a sensação de dor e podendo, inclusive, trazer maiores riscos à saúde bucal.

É exatamente por este fator que o dente siso é tão conhecido dentro da odontologia. Ao não encontrar espaço na arcada dentária, ele pode acabar nascendo de maneira mal posicionada. Na maioria dos casos, o dente nasce torto, deitado, saindo de maneira parcial da gengiva ou até mesmo não nascendo.

A erupção do dente siso na arcada dentária pode provocar inflamações, dores que levam o paciente à ter enxaquecas e, em alguns casos, até febre. Portanto, é de extrema importância entender, junto ao seu dentista, em quais condições o dente siso se encontra na arcada dentária e, se preciso for, extraí-lo.

Sendo assim, vamos entender agora como é feita a cirurgia de extração do dente siso e algumas das principais recomendações pós-procedimento. Continue acompanhando o nosso artigo para entender melhor sobre este assunto.

 

Quais são as indicações para a cirurgia?

É bem provável que você conheça alguém que precisou extrair um ou até mesmo os quatro dentes sisos de uma vez. O que determina a indicação da cirurgia são as condições apresentadas pelo paciente. Portanto, antes de compreender como é feito o procedimento cirúrgico para a retirada do dente siso, é preciso entender suas principais indicações:

  • Sisos que não conseguem nascer por completo;
  • Dificuldade de higienização dos dentes sisos por causa da sua localização;
  • Sisos alterando a posição dos demais dentes;
  • Dentes sisos infeccionados, com cáries ou periodontite;
  • Dentes sisos influenciando em dores de cabeça e na mandíbula;

Quando o paciente apresenta algum destes quadros, é de extrema importância que ele procure um consultório odontológico. Na consulta, o dentista responsável irá avaliar o caso apresentado e julgar a necessidade ou não de uma intervenção cirúrgica para a extração de um ou mais dentes sisos.

 

E o procedimento cirúrgico? Como é feito?

A retirada do siso é feita no próprio consultório e sobre o uso de anestesia local na região próxima ao dente. O procedimento é bastante simples e depende das condições apresentadas pelo paciente.

Em primeiro lugar, o dentista irá aplicar a anestesia para que a região fique adormecida. Feito isso, ele realiza uma incisão na pele da gengiva para poder enxergar o dente que será extraído. Enxergando com clareza o dente, ele o retira e completa o procedimento com uma sutura.

Em alguns casos, é possível que o dente que será extraído não tenha nascido por completo. Quando isso acontece, o dentista responsável precisa remover o osso que está recobrindo o dente para assim retirar o siso.

Após a retirada do siso, o paciente precisa fazer apenas refeições leves, repousar e tomar todas as medicações prescritas. É possível que a região fique inchada e que ocorram sangramentos. Nestes casos, basta o paciente aplicar uma compressa gelada e higienizar a área em que foi feita a cirurgia.

Desta forma, agora que você já sabe quais indicações levam à retirada de um dente siso, procure ajuda médica caso identifique uma necessidade! Você pode entrar em contato conosco e marcar uma avaliação!

O que achou deste conteúdo? Deu para entender melhor sobre o dente siso e quando você deve retirá-lo? Para mais conteúdos assim, acompanhe as nossas redes sociais e interaja conosco!