Como você já viu por aqui em outros materiais, o bruxismo é uma condição que se caracteriza pelo ranger de dentes de forma involuntária. Na maioria das vezes, ela se manifesta enquanto o paciente está dormindo. O que muitas pessoas ainda não sabem é que existe um tratamento estético que contribui para a restauração dos dentes desgastados. É aí que entra a relação entre bruxismo e lente de contato dental.

Sendo assim, nosso intuito hoje é abordar como o uso de lentes de contato pode atuar no tratamento de pacientes com bruxismo. Por ser um método estético, bastante conhecido no mundo dos famosos, proporcionando um sorriso harmônico e sem nenhum defeito, muitos desconhecem sua função reabilitadora.

É desta forma que elas atuam no tratamento do bruxismo. Quando o paciente apresenta essa condição, é comum que os seus dentes se encontrem com um alto nível de desgaste. Portanto, para restaurar o formato original desses dentes, o dentista responsável poderá indicar o uso de lentes de contato.

Continue acompanhando o nosso artigo e descubra tudo sobre a relação entre bruxismo e lente de contato!

 

Como as lentes de contato funcionam?

Antes de entender a relação entre bruxismo e lente de contato dental, vamos conhecer mais sobre o procedimento. Elas são pequenos laminados de porcelanas aplicadas na superfície de um ou mais dentes. Sua indicação se dá, principalmente, pelo fator estético. Entretanto, o que muitos pacientes ainda desconhecem é que elas podem ser usadas com o intuito reabilitador.

Isto porque, em alguns casos, o paciente pode chegar ao consultório odontológico apresentando falhas graves na arcada dentária devido ao desgaste dos dentes. Desta forma, a lente contato, ao restaurar o formato original daquele dente, contribui para que todo o sorriso fique harmônico.

Voltando a sua funcionalidade, elas são aplicadas individualmente na boca do paciente, sendo posicionadas uma a uma. Portanto, o paciente não precisa se preocupar com uma possível falta de harmonia entre a peça e o seu dente, uma vez que elas são feitas na medida certa para a arcada dentária.

 

Quais as principais indicações das lentes de contato?

Apesar de saber que as lentes de contato são indicadas com o intuito de trazer mais harmonia ao sorriso, é importante entender ao certo quais são as suas indicações. Portanto, acompanhe conosco quando uma lente de contato pode ser o tratamento ideal para você:

  • Quando o paciente deseja reparar coloração diferente entre os dentes, que podem apresentar manchas ou estarem escurecidos;
  • Para melhorar a posição dos dentes, que por diversos motivos, podem estar desalinhados ou apresentando um formato irregular;
  • Corrigir dentes que se encontram desgastados, rachados, fraturados ou com espaçamento diferente dos demais dentes;

Logo, só de entender quais são suas indicações, já podemos imaginar como se dá a relação entre bruxismo e lente de contato dental. Sendo assim, vamos conhecer de maneira mais detalhada como o procedimento estético se relaciona com essa condição desfavorável para a saúde bucal.

 

Bruxismo e lente de contato dental

O bruxismo, quando não tratado da maneira correta ou quando é identificado tarde demais, pode se agravar e prejudicar os dentes cada vez mais. Além do desgaste já conhecido nos dentes, ele ainda acaba gerando sensibilidade dentária, quebra dos dentes e problemas na articulação temporomandibular.

Sendo assim, quando o paciente chega ao dentista apresentando um quadro de bruxismo, o profissional irá atuar com o intuito de amenizar a condição. Como assim? O bruxismo é um problema que não tem uma solução definida. Logo, o seu tratamento se baseia em seu controle e recuperação dos dentes.

Ou seja, o paciente com bruxismo pode ter os seus dentes, que se encontram desgastados, totalmente restaurados. Isso graças às lentes de contato. Entretanto, nem todo mundo com bruxismo pode recorrer ao tratamento estético. Em primeiro lugar, deve-se passar por uma avaliação do dentista. Só assim será identificada a compatibilidade entre problema e tratamento.

E agora, ficou clara a relação entre bruxismo e lente de contato dental? Quer saber mais informações sobre os nossos procedimentos? Entre em contato conosco e curta as nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo que produzimos!