A preservação dos seus dentes e saúde bucal passa por um ponto muito importante: os cuidados higiênicos! A higienização se apresenta pela utilização do fio dental e escovação após cada refeição feita durante o dia. Portanto, mesmo que você passe boa parte do seu dia fora de casa, é importante estar sempre com a sua escova de dente.

Uma dúvida muito comum entre as pessoas está relacionada com o tempo de vida de uma escova de dente. Acontece que, após certo período, a escova já não está tão apta assim para realizar a escovação, podendo inclusive prejudicar a saúde dos dentes e gengiva. Sendo assim, é importante compreender que outros fatores como o modelo da escova, lugar no qual você a guarda e a frequência que você utiliza fazem total diferença na saúde bucal.

Portanto, vamos apresentar para vocês algumas dicas para conservar melhor a sua escova de dente! Continue lendo este material e conheça que cuidar bem da sua escova é um fator essencial para preservar a saúde bucal!

 

Onde você guarda a sua escova de dente?

Ao aprofundarmos neste assunto, você descobrirá que vários fatores influenciam diretamente na preservação da sua escova de dente. É possível que alguns, por mais inofensivos que pareçam, contribuem para diminuir a vida útil da escova. Um destes pontos é o lugar no qual você a guarda!

Sim! Guardar a sua escova de dente no lugar correto é um fator fundamental tanto para sua conservação quanto para a saúde bucal. Um erro bastante comum entre as pessoas é deixar a escova de dente justamente na pia do banheiro. Entretanto, você sabia que o banheiro é um dos cômodos mais contaminados da sua casa?

Portanto, o ideal é guardá-la fora do banheiro ou até mesmo dentro do cômodo, porém em um armário fechado. O fato de deixar a escova de dente na pia do banheiro, principalmente sem proteger as cerdas, pode contribuir para a perda da sua saúde bucal. Mesmo se ela estiver guardada em um ambiente fechado, deixe-a longe do vaso sanitário!

Agora, vamos responder algumas das principais dúvidas quando falamos sobre os cuidados com a escova de dente. Sendo assim, nos acompanhe e tire todas as suas dúvidas quanto o assunto!

 

Posso compartilhar a minha escova de dente?

Esta pergunta, por mais inofensiva que pareça, é bastante comum. A princípio, compartilhar a escova de dente pode parecer algo nojento, mas será que você nunca fez isso?

A resposta aqui é a que você já imagina: não! Compartilhar uma escova de dente com outras pessoas é prejudicial! Tal fato acaba facilitando a transmissão de doenças e bactérias, colocando a sua saúde bucal em risco.

 

Como devo guardá-la?

Como já dito, deve-se guardar a sua escova de dente em um ambiente fechado, como um armário, onde ela estará protegida. Entretanto, a maneira como você a guarda também influencia em sua preservação, uma vez que ela precisa permanecer limpa e ter uma secagem rápida.

Como fazer isso? Explicamos para você! Quando for guardar a sua escova de dente, mantenha-a na vertical! Isto fará com que suas cerdas sequem rapidamente, contribuindo para a sua higienização!

 

Após quanto tempo devo trocá-la?

Aqui vamos tratar de outro ponto muito importante! A escova de dente tem um período de vida útil! Após este tempo, é possível que ela não contribua para a higienização dos dentes, podendo inclusive causar danos para a saúde bucal.

A escova de dente deve ser trocada de três em três meses! Ao perceber uma mudança no formato das cerdas, se atente que está na hora de comprar outra! Com o tempo, a escova vai perdendo a sua capacidade de higienização, colocando assim a sua saúde bucal em risco.

 

Priorize a sua saúde bucal!

Muitos pensam que este assunto é batido e não faz tanta diferença assim no cuidado da saúde bucal. Entretanto, o cenário que vemos atualmente se apresenta como pessoas que não se preocupam tanto com a escovação e acabam com problemas de saúde nos dentes.

Não seja uma destas pessoas! O quanto antes você entender que a saúde dos seus dentes passa pelos cuidados higiênicos e acompanhamento do seu dentista, melhor. Você é o único responsável pela sua saúde bucal! Portanto, priorize a higienização e o cuidado do seu sorriso!

Aproveitando este assunto, você já foi ao dentista em 2019? Caso ainda não, o que está esperando? Entre em contato conosco e marque uma avaliação! Não se esqueça também de curtir as nossas redes sociais e acompanhar todo o conteúdo que publicamos lá!