Quando falamos sobre os principais problemas que afetam a saúde bucal, é comum citar alguns exemplos como cáries, gengivite ou a perda de um dente. Entretanto, existe uma condição pouco explorada, mas que pode causar sérios danos não somente para a saúde bucal, como também todo o organismo. Estamos falando da doença periodontal.

Também conhecida como periodontite, a doença periodontal se apresenta como uma condição comum, mas que oferece grandes riscos. Vamos explicá-la melhor mais para frente, mas para que você saiba do quão sério se trata o assunto, o problema afeta a gengiva e chega até o osso responsável por sustentar o dente.

Sendo assim, vamos explicar melhor sobre do que se trata da doença periodontal e os métodos preventivos com a saúde bucal. Caso você ainda não a conheça ou tem um conhecimento muito superficial sobre o assunto, leia atentamente! Cuidar da saúde dos seus dentes e gengiva é prezar pela saúde de todo o organismo!

Entendendo a doença periodontal

Já falamos previamente que a periodontite ataca a gengiva e chega até o osso que sustenta o dente. Entretanto, entender como acontece este processo é o ponto principal que devemos tratar.

Sua origem acontece quando existe uma infecção ou inflamação nas gengivas e o paciente não procura tratamento. Em outros casos, o tratamento pode até acontecer, mas acaba sendo realizado tarde demais. Ou seja, a periodontite tem sua origem, principalmente, na falta de cuidado com a higiene bucal.

Ainda assim, existem outros fatores que acabam influenciando no diagnóstico da doença periodontal. Fatores genéticos, tabagismo e estresse podem participar do processo que leva o paciente a apresentar um quadro de periodontite.

Um dos maiores problemas quando tratamos acerca da doença periodontal, é que a condição acaba não apresentando sintomas. Quando o paciente descobre que existe algo de errado com a sua saúde bucal, o quadro apresentado pode já estar avançado. Portanto, vamos conhecer agora quais são os sinais e medidas para que o paciente reconheça antecipadamente o seu quadro clínico.

Como identificar a periodontite?

A doença periodontal, quando ataca o organismo, apresenta sérios riscos para a saúde bucal do paciente. Isto porque a infecção localizada na gengiva passa para os ossos que dão suporte aos dentes. Com o tempo, a condição vai destruindo este suporte, ocasionando assim na perda dos dentes.

O maior problema se encontra na identificação da periodontite. A condição costuma ser indolor e, quando o paciente percebe, ela já está em estágios mais avançados. Entretanto, é possível identificar alguns sinais que contribuem com o seu diagnóstico.

Em seu estágio inicial, a doença periodontal lembra muito a gengivite. Portanto, é de extrema importância se atentar para os seguintes sinais:

• Gengivas sensíveis e vermelhas demais;
  • Mau hálito;
  • Gengivas sangrando durante a escovação;
  • Dentes com a impressão que estão soltos;

Analisando as condições que influenciam no diagnóstico da doença periodontal, percebemos o quão importante é ter um acompanhamento odontológico. Portanto, não deixe de consultar com o seu dentista de confiança com frequência para cuidar da sua saúde bucal.

Existe tratamento?

Uma vez que o paciente identificou alguns dos sintomas da doença periodontal e procurou ajuda médica, o tratamento vai depender do quadro apresentado. Quando a periodontite ainda está no seu estágio inicial, o dentista responsável poderá recorrer à raspagem e alisamento removendo a placa bacteriana e tártaro encontrados nos dentes.

O dentista pode, inclusive, receitar alguns medicamentos para auxiliar no controle da infecção e recuperação da gengiva. Portanto, o ideal é que você nunca deixe de ficar sem ir ao consultório odontológico por muito tempo.

É importante que você entenda que a doença periodontal não é como as outras condições que afetam a saúde bucal. Ela é um problema mais sério que pode, inclusive, afetar a saúde de todo o organismo! Através da periodontite, vários outros problemas podem surgir e, pasmem, até mesmo os cardiovasculares!

Não brinque com a sua saúde bucal! Pare e pense um pouco qual foi a última vez que você consultou com um dentista. Caso tenha dificuldades para lembrar, não acha que chegou a hora de cuidar dos seus dentes e gengiva?

Sendo assim, agende uma avaliação conosco! Entre em contato com o nosso atendimento e marque um horário!