Uma dor de dente pode ter inúmeras causas e, mais importante do que iniciar um tratamento, é identificar o que está causando uma. Na maioria dos casos, o sintoma de dentes doloridos é decorrente de outros problemas que afetam a saúde bucal. Sendo assim, é fundamental que você, ao sentir que a dor está perdurando por bastante tempo, procure um acompanhamento odontológico antes que a situação piore.

E, quando falamos em uma piora do quadro apresentado, estamos querendo te alertar que uma dor de dente não pode ser ignorada. Casos assim pode, inclusive, resultar na perda de um ou mais dentes, além de prejudicar toda a arcada dentária. Lembra do nosso artigo de não ignorar os sinais que o seu organismo dá? Portanto, todo e qualquer sintoma deve ser investigado por um dentista de confiança.

Dessa forma, produzimos este artigo para te orientar melhor sobre o que fazer caso apresente dor na dentição. É de extrema importância que você continue lendo atentamente cada item apresentado aqui e tire todas as suas dúvidas acerca deste assunto. Agora, vamos falar do cuidado dos seus dentes?

 

Quais as prováveis causas de uma dor de dente?

Como dissemos lá no início do artigo, uma dor de dente por ser um sintoma de um problema maior. Sendo assim, para que você esteja atento ao que pode estar causando este sintoma, é importante abordar quais são as condições que afetam negativamente a saúde bucal.

Portanto, vamos conhecer agora, de maneira detalhada, os principais problemas que geram a sensação de dor na arcada dentária. É importante que você, além de identificar as prováveis causas do sintoma abordado aqui, você também entenda quais são os cuidados que devem ser tomados a fim de evitar tais problemas.

 

Cáries x dor de dente

Um dos problemas mais comuns quando falamos em condições que afetam negativamente a saúde bucal são as cáries. É bem provável que você conheça alguém que já deve ter sido diagnosticado com um dente cariado. O que evidencia que, na maioria das vezes, as pessoas não estão tão preocupadas assim em cuidar da saúde bucal.

Primeiramente, o que é uma cárie? As cáries têm sua origem na falta de higiene bucal. O processo se dá da seguinte maneira: Quando o paciente não tem o hábito de utilizar o fio dental e escovar os dentes, ele está sujeito ao acúmulo de placa bacteriana na boca. Tais bactérias começam a produzir ácidos que, com o tempo, influenciam na desmineralização do esmalte dentário.

Diante deste contexto, na mesma proporção que a cárie vai avançando dentro do dente, alguns sintomas tendem a aparecer. Um desses sintomas, como você já deve ter percebido, é a sensação de dor nos dentes.

 

Dentes sensíveis

Já ouviu falar na hipersensibilidade dentinária? O problema, também conhecido como dentes sensíveis, pode acabar resultando no sintoma que estamos abordando. Caso você ainda não esteja identificando o problema em si, vamos dar um exemplo bem claro. Você já sentiu dor ou conhece alguém que se queixou de dor no dente após comer algo muito quente ou gelado?

É disso que estamos falando quando abordamos o tema hipersensibilidade dentinária. O problema é decorrente de diversos fatores, como o desgaste no esmalte dentário ou hábitos nem um pouco saudáveis, como a escovação feita com muita força. Dessa forma, o paciente pode acabar sentindo muita dor nos dentes. Isso porque eles não estão tão protegidos quanto imagina.

Não pense que para por aqui. Ainda existem outros problemas que resultam na sensação de dor nos dentes. A doença periodontal, o bruxismo e condições na gengiva também influenciam no diagnóstico desse sintoma.

 

Sentiu dor de dente? Conte com a Líder Odonto!

Precisamos concordar que não existe nada melhor do que ao invés de procurar tratamento para a sua dor de dente, evitar com que ela aconteça, não é mesmo? Por isso indicamos que você busque ter um acompanhamento odontológico com o seu dentista de confiança. O recomendado é procurar sempre cuidar da sua saúde bucal de maneira preventiva.

Entretanto, isso não exclui totalmente que você venha a ter algum problema bucal. Nestes casos, conte com a Líder Odonto! A nossa equipe é altamente capacitada e preparada para te oferecer o melhor tratamento possível! Não pense duas vezes antes de entrar em contato conosco e procurar ajuda médica!

Para ter acesso aos demais conteúdos que nós produzimos, curta as nossas redes sociais e acompanhe tudo o que postamos lá!