Você consegue se imaginar sorrindo com os dentes desgastados ou com um aspecto que eles envelheceram? Será que você conhece alguém assim? Pois bem, queremos tratar hoje aqui sobre o envelhecimento dos dentes! Este processo se dá devido à falta de cuidados higiênicos e descuido com a saúde bucal.

Portanto, para evitar que tal processo aconteça com você, vamos aqui expor alguns fatores que influenciam no envelhecimento dos dentes. É importante entender e reforçar o papel da higienização bucal aqui, uma vez que a falta dela é a maior culpada por este problema. Entretanto, em alguns casos, fatores genéticos podem estar ligados com o desgaste dos dentes.

Atualmente, é bastante comum ver pacientes jovens que possuem dentes desgastados e mal cuidados. O problema é mais comum do que você imagina! Sendo assim, vamos conhecer agora quais são os principais fatores responsáveis pelo envelhecimento dos dentes!

 

Como acontece o envelhecimento dos dentes?

O nosso organismo sempre nos dá sinais quando algo está fora do normal. Não é diferente com os dentes! No caso do envelhecimento dos dentes, é bastante comum que o paciente sinta hipersensibilidade e desgaste no esmalte.

Sintomas como a retração gengival também podem aparecer. Quando isso acontece, é possível que o paciente sofra lesões com o formato de cavidades que comprometem não somente o dente, mas como a estética do sorriso.

Em casos mais graves, o processo de envelhecimento dos dentes pode acabar causando a perda destes dentes. Em ambas as situações, é recomendado que o paciente procure um dentista de confiança para que a sua necessidade seja resolvida. Ou seja, podemos perceber que é um problema mais sério do que se imagina.

Portanto, é necessário entender agora quais são os principais fatores que ocasionam no envelhecimento dos dentes e como prevenir este processo.

 

Esteja com a saúde bucal em dia!

Como citado no início, o maior vilão dos dentes é a falta de cuidados higiênicos com a saúde bucal. Você provavelmente já deve ter se cansado de escutar que é preciso escovar os dentes após cada refeição. Entretanto, este simples ato contribuí bastante para o cuidado do seu sorriso.

A escovação deve ser feita momentos após ter feito uma refeição! Deve-se esperar alguns minutos antes de iniciá-la, usando sempre o fio dental em primeiro lugar! É importante ressaltar que a higienização dos dentes deve ser feita após cada refeição, independente do horário e do que foi consumido.

 

Cuidado com o que você come

Você sabia que existem alimentos que influenciam no envelhecimento e desgaste dos dentes? Sendo assim, é de suma importância conhecer o que pode ou não pode fazer parte da sua dieta, entendendo que a saúde dos seus dentes está em risco.

Para se prevenir contra o envelhecimento e desgaste dos dentes através da sua alimentação, é necessário evitar em excesso o consumo de alguns alimentos. Dentre os principais causadores deste processo, podemos citar bebidas como refrigerantes, café, isotônicos e energéticos. Quando o assunto é comer, controle o seu desejo por chocolates, alimentos ricos em açúcar, além dos processados.

Outros fatores como a o consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo também contribuem para acelerar o processo de envelhecimento dos dentes. Portanto, deixe o cigarro de lado e procure reduzir o consumo de bebidas!

 

Procure um dentista de confiança!

Dentre todos os fatores que já citamos aqui, contar com o acompanhamento de um dentista de confiança é fundamental para cuidar dos dentes! Não somente para evitar e tratar o envelhecimento dos dentes, mas também para se prevenir contra outros problemas que afetam a saúde bucal.

Atualmente, vivemos um contexto no qual as pessoas têm dezenas de tarefas para realizar e acabam deixando a saúde bucal de lado. O resultado disto é procurar um consultório odontológico somente na hora da necessidade. O que é um erro! Pois, em alguns casos, o problema em questão pode ter evoluído e culminar na perda de um ou até mesmo mais dentes.

Portanto, procure o seu dentista de confiança mesmo que não haja urgência! Estar com a saúde bucal em dia é prezar pelo bem-estar de todo o organismo! Você pode entrar em contato com a Líder Odonto e marcar agora mesmo a sua avaliação!

Gostou do nosso conteúdo? Gostaria de mais dicas e informações sobre os cuidados com a saúde bucal? Curta as nossas redes sociais e acompanhe todo o nosso conteúdo!