Pacientes que perderam um ou mais dentes encontram na odontologia alternativas para repor os dentes perdidos, como os implantes dentários. É bem provável que você já conheça este tratamento odontológico e tudo o que ele envolve. O que muitas pessoas não sabem é que, em alguns casos, o dentista responsável precisa recorrer à outros procedimentos para garantir o sucesso do implante, com o enxerto ósseo.

O enxerto ósseo nada mais é do que um procedimento no qual é retirado um fragmento de osso de uma região do corpo e aplicado em outro. Na odontologia, o método precisa ser indicado quando o paciente que perdeu um dente não procura um consultório odontológico de imediato. Com o tempo, ele pode perder também os ossos alveolares, que possuem a função de sustentar aquele dente que foi perdido.

Portanto, para que você entenda melhor como funciona o enxerto ósseo para os implantes dentários, acompanhe o material a seguir. Neste artigo, iremos tratar sobre algumas características sobre o procedimento e suas especificidades.

 

Como é feito o enxerto ósseo?

Como falamos anteriormente, a falta de tratamento de uma perda dentária pode ocasionar em outros problemas. Sendo assim, é possível que o paciente não tenha condições ósseas de receber o implante no lugar do dente perdido. Nestes casos, o dentista tem a opção de realizar um enxerto ósseo para que o procedimento seja realizado.

Quando o paciente não apresenta condições para a realização de um implante, seja por falta de espessura ou altura, o dentista recorre ao enxerto ósseo. O procedimento se trata de reconstruir a estrutura óssea do paciente através de um fragmento de osso retirado de outra região, como a mandíbula.

Existe também a possibilidade do dentista responsável utilizar um material específico para realizar o enxerto ósseo. Sendo assim, o método é uma excelente alternativa para aqueles pacientes que não possuem estrutura óssea, mas precisam repor os dentes perdidos. A soma dos dois procedimentos resulta no sucesso do tratamento, podendo o paciente recuperar o seu dente.

 

O que é preciso saber antes de fazer um enxerto ósseo?

Bom, apesar de já ter explicado detalhadamente quando um enxerto ósseo é necessário e como ele é feito, é possível que restem algumas dúvidas. Portanto, vamos agora explicar detalhe por detalhe deste procedimento, para que não reste mais nenhum questionamento à respeito.

Vamos lá. Em primeiro lugar, vamos descobrir quais são os principais fatores que influenciam na perda óssea. Importante lembrar que é este fato que determina a indicação de um enxerto ósseo. Portanto, vale destacar os seguintes pontos:

  • Falta de acompanhamento odontológico;
  • Maus hábitos higiênicos com a saúde bucal;
  • Doença periodontal;
  • Quando ocorre um desgaste na região onde se localiza a massa óssea;

Todos estes fatores acabam resultando na perda óssea e, consequentemente, dificuldades do dentista em realizar um implante. Para identificá-los antecipadamente, é de extrema importância consultar regularmente com um dentista de confiança.

 

Quais as recomendações após o procedimento?

Após o dentista realizar o enxerto ósseo para colocar um implante, é necessário que o paciente siga algumas recomendações. Seguir tais medidas determina o sucesso deste tratamento.

Portanto, siga atentamente tudo o que o seu dentista te falar! Dentre as principais recomendações, podemos citar:

  • Repousar;
  • Evitar a exposição solar;
  • Não fumar ou consumir bebidas alcoólicas;
  • Caso for recomendada alguma medicação, seguir a risca;
  • Redobrar os cuidados higiênicos, porém realizá-los com bastante calma e com movimentos leves;
  • Aplicar compressas de gelo com o intuito de evitar maiores problemas;

É importante ressaltar para que você que não se esqueça: procure retornar ao seu dentista no período que ele determinar! Manter tal acompanhamento é fundamental para a avaliação e sucesso do seu caso!

Não se esqueça também de procurar a Líder Odonto sempre que precisar! Não deixe para visitar um consultório odontológico somente na hora de uma necessidade! A prevenção é sempre a melhor escolha! Portanto, entre em contato conosco e agende uma avaliação com um dos nossos profissionais.

Para mais informações, dicas ou materiais como este, acompanhe as nossas redes sociais e não perca nada que postamos lá! Não se esqueça de compartilhar o nosso conteúdo com os seus amigos e familiares!