Atualmente, um dos maiores problemas que encontramos quando falamos sobre cuidados com a saúde é o descaso com a mesma. Por exemplo, podemos perceber que a maioria das pessoas só procura um médico quando o seu organismo dá sinais de que existe algum problema de saúde e é necessário tratá-lo. Não é diferente com a saúde bucal.

O contexto atual evidencia que as pessoas só procuram um dentista quando apresentam alguns sinais quanto à saúde dos seus dentes e gengiva. O que é completamente o contrário do ideal, uma vez que se deve visitar um consultório odontológico com regularidade. Entretanto, considerando que certo paciente possui o hábito de consultar com o seu dentista, quais os motivos que podem levá-lo à uma consulta de urgência?

É evidente que o nosso organismo dá alguns sinais quando algo de errado está acontecendo. É assim com o estômago, com os membros e também com a saúde bucal. Portanto, é fundamental saber em quais ocasiões deve-se procurar um consultório odontológico!

Sendo assim, preparamos este material com o intuito de deixar claro que, em primeiro lugar, visitar um dentista de confiança de maneira preventiva é de extrema importância para o cuidado dos dentes. Em segundo lugar, existem algumas ocasiões que demandam um atendimento de urgência e você precisa saber quais são.

Uma dor de dente não vai passar do dia para a noite

Um dos sinais mais comuns de algo de errado está acontecendo com a saúde bucal é uma dor de dente. Entretanto, na maioria das vezes, as pessoas acabam pensando que a sua dor vai passar do dia para a noite e de que não é necessário buscar ajuda profissional. Este é o pior pensamento que alguém pode ter!

Quando uma dor de dente não é tratada, ela pode evoluir e causar outros problemas mais sérios para o paciente. Isto porque o principal fator que precisa ser avaliado aqui é o que está causando a dor de dente. Ou seja, existem algumas condições desfavoráveis que afetam a saúde dos dentes e colocam em risco a saúde bucal.

O que estamos querendo dizer é que a sua dor de dente pode estar sendo causada por uma cárie e, ao ignorá-la, o quadro atual tende a piorar. E quando acontece essa piora, o paciente vai acabar apresentando algumas complicações, como a perda daquele dente cariado.

Além disso, outros problemas como a hipersensibilidade dentinária também pode ter a dor de dente como um sintoma. Caso não tratada, ela gera uma grande perda da qualidade de vida do paciente, que acaba limitando o que pode ou não comer.

Quais são os sinais de um problema na gengiva?

Outro aspecto muito importante que precisa ser levado em consideração quando falamos em cuidar da saúde bucal diz respeito aos sinais que a gengiva dá. Muitas pessoas acabam não dando a importância necessária para toda a saúde bucal, focando apenas nos cuidados com os dentes. Entretanto, é fundamental entender que a gengiva também faz parte e merece receber mais atenção.

Quando uma gengiva apresenta alguma inflamação ou infecção, é normal que ela dê alguns sinais para que você perceba que está na hora de tratá-la. Na verdade, o ideal é nem deixar que ela precise te avisar quanto à sua integridade. Sendo assim, antes de falar sobre tais sinais, é preciso reforçar que cuidar da gengiva é cuidar da saúde bucal.

Desta forma, se você começar a sentir dor na gengiva, a sentindo sensível demais, fique atento! Os próximos sinais podem ser bem desconfortáveis. Por exemplo, quando o paciente apresenta um quadro de gengivite, a sua gengiva pode se apresentar avermelhada e até mesmo sangrar durante a escovação.

Ou seja, o quanto mais você ignorar os sinais que a sua saúde bucal dá, pior será as condições apresentadas ao dentista responsável pelo seu caso.

Sua saúde bucal está te alertando? Procure um dentista!

Quando a sua saúde bucal dá sinais de que precisa ser levada mais à sério, procure um consultório odontológico! Não a deixe de lado! Procure ajuda tanto de maneira preventiva quanto ao apresentar algum problema bucal.

Nestes casos, conte com a Líder Odonto! Os nossos profissionais estão devidamente prontos para atender a sua necessidade da melhor maneira possível! Entre em contato conosco e agende a sua avaliação.

Para continuar acompanhando as nossas dicas sobre a saúde bucal, curta as nossas redes sociais e tenha acesso à mais textos como este!