Assustou com o título? Pois é, trata-se de uma complicação um pouco desconhecida entre os pacientes. Uma gengiva inflamada pode acabar comprometendo todo o organismo, afetando inclusive o coração! Mas, como isso pode acontecer?

Então, acontece que as bactérias que causam uma inflamação na gengiva podem acabar caindo e se espalhando na corrente sanguínea. Sendo assim, existe a possibilidade delas chegarem aos vasos sanguíneos do coração, onde acabam dando origem para outra inflamação.

Portanto, percebe-se que manter bons hábitos higiênicos com a saúde bucal faz bem não somente para os dentes, mas para todo o organismo. Isto porque a falta de cuidado pode ser a porta de entrada para diversos outros problemas que, com o tempo, podem se tornar uma grande dor de cabeça para os pacientes.

Sendo assim, vamos tratar aqui quais são os principais cuidados que você deve ter com a sua saúde bucal, principalmente com a gengiva. Continue lendo o artigo e descubra como cuidar melhor da sua gengiva, evitando maiores problemas de saúde.

 

Por que a gengiva inflama?

Em primeiro lugar, é importante entender quais são os motivos que acabam originando em uma gengiva inflamada. Muitas pessoas acabam acreditando que, para cuidar da saúde bucal, é necessário somente escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição. De fato, tais cuidados são de extrema importância, porém existem outras partes da boca que merecem atenção, como a gengiva.

Desta forma, é necessário ressaltar que, assim como os dentes, a gengiva precisa ser higienizada, uma vez que pode dar origem à problemas maiores. Vamos entender então o que causa uma inflamação na gengiva?

A inflamação na gengiva surge quando existe um acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na própria gengiva. Quando não há a remoção desta placa, ela acaba inflamando a região, irritando cada vez mais o tecido ali encontrado. Os principais sintomas são: dor, inchaço, vermelhidão, mau hálito ou gosto ruim no paladar, podendo chegar até mesmo sangramento e aparecimento de pus na região.

Quando essa inflamação não é tratada, ela pode chegar ao osso e ligamento periodontal, o que certamente vai causar ainda mais problemas para o paciente. Aqui, as principais complicações podem se apresentar desde a retração gengival como, em casos mais sérios, à perda do dente.

 

Quais os principais cuidados com a gengiva?

Existem vários métodos que contribuem para cuidar melhor da gengiva. Até mesmo a escolha da escova de dente pode influenciar neste processo. Em primeiro lugar, os cuidados passam pelo uso do fio dental e escovação após cada refeição! Você também pode usar enxaguantes bucais para matar as bactérias existentes nos dentes.

Opte utilizar uma escova de dente macia e trocá-la após perceber que a vida útil dela está acabando. O uso indevido ou forte demais pode acabar causando traumas na boca, dando origem à uma gengiva inflamada.

Ainda assim, a melhor maneira de prevenir problemas na saúde bucal e, principalmente na gengiva, deve-se ter um acompanhamento com um dentista de confiança. Sendo assim, procure visitar uma clínica odontológica regularmente para buscar cuidar melhor da sua saúde bucal.

 

Descubra como a gengiva inflamada pode afetar o coração

A inflamação na gengiva, quando não tratada inicialmente, pode acabar dando origem à problemas no coração. Tal processo acontece quando as bactérias encontradas na boca se espalham e acabam caindo na corrente sanguínea, que as leva para os vasos do coração. Uma vez encontradas nestes vasos, elas podem se juntar aos depósitos de gordura.

Portanto, quando uma pessoa possui uma inflamação na gengiva, ela aumenta as chances de ter um coágulo e possivelmente problemas cardíacos. Você sabe quais são principais problemas que podem afetar o seu coração? Conheça:

  • Acidente cardiovascular (AVC);
  • Aterosclerose, que é se caracteriza por ser um entupimento de uma artéria;
  • Endocardite, infecção que ataca a parte interna que reveste o coração;

Portanto, agora que você já sabe dos perigos da falta cuidado com a higiene, vamos descobrir qual é o melhor tratamento para uma gengiva inflamada.

 

Qual o melhor tratamento para uma gengiva inflamada?

Mediante sinais de um diagnóstico de gengiva inflamada, deve-se procurar um dentista de confiança o quanto antes! O tratamento é baseado na higienização da região, podendo o dentista realizar até a remoção da placa bacteriana através de limpezas profundas. Ao notar qualquer sintoma, comece imediatamente a tratar a inflamação, evitando maiores complicações.

Caso apresente alguma dor no coração ou alteração nos batimentos cardíacos, converse com o seu dentista! Precisando de algum tratamento, você pode contar com a Líder Odonto! Entre em contato conosco e marque uma consulta!

Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais e acompanhar o conteúdo que publicamos semanalmente! Persistindo alguma dúvida, deixe-a nos comentários que responderemos para você!