Engana-se quem pensa que cuidar da saúde bucal envolve somente escovar os dentes e usar o fio dental após cada refeição. Existem diversos outros cuidados que devem ser tomados quando o assunto é preservar a estrutura dos seus dentes. Dessa forma, é fundamental se atentar à possíveis atitudes que tomamos no nosso dia a dia que acabam prejudicando a saúde bucal.

Quando falamos em hábitos que causam danos à estrutura dos dentes, não estamos falando, por exemplo, na falta de consultar com o dentista. Até porque você já sabe que é de extrema importância ter um acompanhamento odontológico. Portanto, nós queremos abordar atitudes que, mesmo que pareçam inofensivas, podem afetar negativamente a sua saúde bucal.

Sendo assim, vamos conhecer agora quais são os hábitos que prejudicam diretamente a estrutura dos seus dentes. Você vai perceber que preservar a saúde dos dentes é uma escolha diária e passa, na maioria dos casos, por uma mudança de estilo de vida.

Por que devo cuidar dos meus dentes?

Por mais inocente que pareça essa pergunta. Muitas pessoas parecem ignorar o fato de que precisam ter uma atenção maior com a saúde dos dentes e gengiva. O cenário que vemos hoje é um descaso com a saúde no modo geral, o que envolve, inclusive, a saúde bucal. Dessa forma, torna-se indispensável relembrar o porquê é tão importante cuidar dos dentes.

A boca é o lugar de maior contato com o ambiente externo. Com isso, ela está exposta à uma grande quantidade de bactérias. Uma vez que os cuidados com a saúde bucal são deixados de lado, todo o seu organismo pode sofrer consequências.

Sendo assim, é necessário adotar certos cuidados com a saúde bucal. Com o intuito de evitar o diagnóstico de alguns problemas de saúde, os hábitos higiênicos devem ser diários. Além de utilizar o fio dental e escovar os dentes após cada refeição, deve-se também ter o hábito de visitar o seu dentista de confiança com regularidade, a fim de sempre estar ciente de como se encontram os seus dentes.

Além disso, existem outros cuidados que devem ser tratados com muito cuidado. Conheça agora quais são os hábitos que afetam negativamente toda a estrutura dos seus dentes.

Palitar os dentes

Utilizar um palito de dente para retirar resto de alimentos e, consequentemente, limpar os dentes, é um ato bastante prejudicial para a saúde bucal. Primeiramente, se o intuito é realizar a limpeza dos dentes, o correto é utilizar um fio dental. Em segundo lugar, são várias as desvantagens em tal ato.

Quando uma pessoa tem o costume de palitar os dentes, ela acaba exercendo muita força para limpar os dentes. Tal força utilizada pode acabar prejudicando a estrutura dos seus dentes, principalmente causando uma erosão no esmalte dentário. Quando isso acontece, os seus dentes ficam expostos ao contato com as bactérias, podendo causar problemas já conhecidos, como as cáries.

Além disso, o palito de dente, quando usado com frequência, pode acabar causando feridas na gengiva. Com o tempo, tais feridas podem gerar inflamações e, no pior dos casos, uma gengivite. Portanto, ao optar por limpar os dentes, priorize o uso do fio dental, uma vez que ele não causa problemas para a saúde bucal.

Roer as unhas

Outro hábito bastante comum, mas que além ser não ser higiênico, faz mal à estrutura dos seus dentes, é roer as unhas. Muito comum para pessoas que têm dificuldade em lidar com situações de ansiedade e estresse, o hábito contribui para a perda da saúde dos dentes.

Quando o paciente possui o hábito de roer as unhas com frequência, é possível que ocasione em um atrito nos dentes. Dessa forma, com o tempo, é possível o aparecimento de fraturas e até mesmo lascas nos dentes. Por fim, o paciente também pode sofrer de retração gengival, deixando a raiz do dente exposta e ficando vulnerável para outros problemas de saúde.

Utilize os dentes de maneira correta

Finalizando nossa lista de hábitos que prejudicam a estrutura dos dentes, temos outro fator que passa despercebido por muitas pessoas. Você conhece alguém que tem o costume de abrir embalagens com os dentes? Pois bem. É bastante provável que sim. Talvez você mesmo seja essa pessoa. O que nós queremos te falar é que esse hábito é muito prejudicial para a saúde bucal.

Ao abrir qualquer embalagem com os dentes, você precisa exercer bastante força. Com isso, é possível que aconteça um estresse na estrutura dentária, resultando em fraturar ou até mesmo trincas.

Além disso, se você já passou por algum tratamento odontológico, como implantes, restaurações ou prótese, é possível que o mesmo seja prejudicado. Portanto, jamais use os dentes para abrir uma embalagem, por mais inofensiva que ela seja.

Preserve a estrutura dos seus dentes!

Viu como esses hábitos que, mesmo com um aspecto inofensivo, podem causar sérios danos aos seus dentes? Sendo assim, escolha se prevenir e cuidar melhor da saúde bucal! Caso precise visitar uma clínica odontológica, entre em contato conosco! A nossa equipe está pronta para te atender da melhor maneira possível.

Gostou do nosso conteúdo? Para ter acesso à todas as nossas dicas e orientações, curta as nossas redes sociais e acompanhe tudo o que postamos lá!