Laserterapia

Tratamento a base de luz (laser) com diversos comprimentos de onda, podendo auxiliar na terapêutica, estética e na prevenção de doenças na cavidade oral. O Laser vermelho, infra vermelho e violeta são os mais utilizados na odontologia.

De uma forma mais simples, a Laserterapia é utilizada para remoção de aftas, fechamento de feridas e para estimular a cicatrização óssea e de tecidos moles.

É também um tratamento preventivo para pacientes que irão submeter-se a rádio e/ou quimioterapia, atuando na inibição quando realizado antes do início do tratamento ou como auxiliar na cicatrização das mucosites orais acusadas pelo tratamento em 70% dos pacientes de quimioterapia e 100% dos pacientes de radioterapia de pescoço ou cabeça.

• Tratamentos possíveis para Laserterapia na Odontologia:
      Ação antimicrobiana em bolsas periodontais e canais radiculares (quando utilizada a técnica da terapia fotodinâmica (PDT) Ação antimicrobiana como um antibiótico local. Ação contra fungos, bactérias, vírus e parasitas.
    • Aftas As úlceras aftosas recorrentes são feridas dolorosas comuns da mucosa da boca e que podem ocorrer por diversas razões. A Laserterapia alivia as dores, aumenta a imunidade local do paciente e minimiza o tempo de cicatrização da lesão.O laser atua como importante agente antiálgico e favorece de maneira bastante eficaz a reparação tecidual da região lesada.
    • Alívio de dores (efeito antiálgico) Promove o alívio de dores de diversas etiologias, incluindo hiperestesia dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e de pós-operatório. Além dessas aplicações diretas, existem autores que preconizam sua aplicação, em determinados pontos de acupuntura para o alívio indireto desses tipos de dor. Podemos ainda utilizar o laser para irradiar pontos gatilho em dor miofacial, como meio eficaz de tratamento de dor orofacial.
    • Alveolites O tratamento da alveolite visa, sobretudo a cura da infecção e o alívio da dor provocada, procurando substituir o osso necrosado por osso normal, propiciando o ciclo regenerativo do osso que, seguindo um processo normal, demora um período de 2 a 3 semanas.
    • Bioestimulação óssea o laser atua na bioestimulação óssea em diversas áreas da Odontologia – em cirurgia oral menor, acelera o tempo de reparação e melhora a qualidade histológica; em endodontia, utilizamos para regeneração de lesões apicais de difícil solução e que não respondam a tratamentos convencionais; em periodontia, é utilizado para pacientes com reabsorções radiculares.
    • Cárie Em casos de sensibilidade pós-preparo cavitário, elimina a sensação de desconforto, além de minimizar o tempo e melhorar a qualidade da reparação tecidual.
    • Endodontia (tratamento de canal) A Laserterapia tem um efeito analgésico, cicatrizante e anti-inflamatório.
    • Dores na articulação temporo-mandibular Seu uso no campo da ATM é principalmente como um método auxiliar. Um tratamento que seja apenas à base de laser, dificilmente produzirá resultados duradouros, fundamentalmente, pelos mesmos motivos que um tratamento medicamentoso também não resolve sozinho, apenas ajudam no controle da dor e da inflamação.
    • Herpes O herpes labial normalmente se manifesta por um período de sete a dez dias e envolve três fases. Na etapa inicial, que dura de um a dois dias, o paciente costuma sentir um formigamento na região afetada. Na segunda, que se prolonga por cinco a sete dias, ocorre a erupção das bolhas. Geralmente com a duração de três dias, a terceira fase se caracteriza pela formação de feridas na área atingida. Além de diminuir o período de manifestação do herpes, a laserterapia tem ação analgésica, ou seja, reduz as dores causadas pelo mal.
    • Hipersensibilidade dentinária A hipersensibilidade dentinária é um problema que atinge atualmente grande parte da população. Além de causar desconforto bucal, gera uma série de inconvenientes na vida psicosocial do indivíduo , levando-o a restrições alimentares. O tratamento eficaz da sensibilidade dentinária tem sido motivo de várias pesquisas na odontologia durante os últimos anos, e sem dúvida alguma, com o advento do uso do laser na odontologia tem-se uma nova opção de tratamento.
    • Mucosite A Mucosite é uma doença da boca provocada por quimioterapia e radioterapia e é um dos principais efeitos colaterais indesejáveis no tratamento do câncer. A dor associada a mucosite, dificulta a mastigação, a deglutição e freqüentemente é causa de interrupção temporária do tratamento e de atraso na recuperação do paciente. A Laserterapia e indicada para prevenir e tratar essa patologia, podendo ser utilizada tanto isoladamente quanto em associação com medicamentos. Conseqüentemente trará alivio da dor, maior conforto ao paciente, controle da inflamação, manutenção da mucosa integra e um maior reparo tecidual.
    • Redução de edema e de hiperemia (efeito anti-inflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) Podemos utilizar o laser em polpa durante o tratamento de corte ou desgaste do tecido dental, para eliminar a pulpite transitória que se instala após esse tipo de tratamento. Recomendamos, que se utilize imediatamente após o procedimento de dentística ou de preparo para prótese, com a finalidade de reduzir a inflamação e com subseqüente minimização da dor. É bastante satisfatória também, sua aplicação em pós-operatório de procedimentos no campo da periodontia, assim como no pós-operatório de cirurgia oral menor, principalmente se esta for traumatizante ou complicada.
    • Quimioterapia e Radioterapia Ajuda a reduzir os efeitos colaterais da quimioterapia e radioterapia, alivia dores e aftas na boca de pacientes oncológicos.
    • Xerostomia (secura da boca) Pacientes que recebem Radioterapia nas regiões Cervical, Cabeça, Pescoço e Cavidade Oral ocorrem o comprometimento das Glândulas Salivares maiores e menores causando invariavelmente a Xerostomia (Boca seca e Diminuição no Fluxo Salivar). A Dra. Patrícia Barcelos é habilitada ao tratamento de Laserterapia na Líder Odonto.

A clínica mais bem avaliada de Belo Horizonte.

Laserterapia em BH