Um mito que foi criado e compartilhado por muito tempo é que as próteses dentárias só podem ser utilizadas na terceira idade. Tal erro se dá, principalmente, pela associação do tratamento com o uso de dentaduras. Entretanto, não é bem assim que funciona! Afinal, todos nós estamos vulneráveis a perder um, dois ou vários dentes da boca, correto?

Portanto, é necessário que você entenda, em primeiro lugar, que as próteses dentárias se apresentam como um tratamento disponível para todas as idades! Isto porque elas cumprem o papel de restaurar as funções dos dentes que foram perdidos.

Agora que já respondemos a pergunta inicial, precisamos desmistificar melhor tal contexto. Vamos entender o que são as próteses dentárias, quais são suas principais indicações e como é feito o tratamento. Sendo assim, leia todo este material com muita atenção para que você não caia no engano já citado.

 

Próteses dentárias

Uma prótese dentária cumpre o papel de um dente perdido, restaurando tanto a sua estrutura quanto suas funções. O tratamento pode ser indicado nos casos nos quais o paciente chega ao consultório odontológico sem um ou mais dentes ou com uma perda parcial do dente. Em alguns casos, é possível que ela seja usada para substituir todos os dentes da boca.

Sua importância se dá em vários aspectos, desde a estética até as funções naturais de um dente. Precisamos concordar que ninguém gostaria de sorrir sem um ou mais dentes na boca, concordam? Outro ponto é a funcionalidade, uma vez que a mastigação e a fala podem ser prejudicadas nestes casos já citados.

 

Principais vantagens das próteses dentárias

É de extrema importância que você termine esta leitura sem nenhuma dúvida sobre as próteses dentárias. Sendo assim, vamos agora listar algumas das principais funções e benefícios do tratamento em questão:

  • Estética: Como já falamos aqui, sorrir sem um ou vários dentes pode gerar muita vergonha e constrangimento nas pessoas. Sendo assim, recuperar a estrutura dentária e repor o dente perdido é importante para devolver a confiança ao sorrir e contribuir para a autoestima do paciente.
  • Funções normais do dente: A falta de um ou vários dentes pode comprometer a mastigação e, consequentemente, a digestão ao consumir alimentos.
  • Fala: O uso de uma prótese dentária para substituir dentes perdidos contribui bastante para a fonética, que pode ser prejudicada em casos assim.

O paciente que apresenta a necessidade pode ficar tranquilo quando ao uso da sua prótese, uma vez que ela é feita sobre medida. Ou seja, ela se adapta perfeitamente á arcada dentária, independente se ela seja para substituir um, dois, vários ou todos os dentes da boca.

Cabe ao dentista responsável tirar um molde da arcada dentária do paciente, o que irá determinar o sucesso do tratamento. Sendo assim, através deste processo, o profissional também irá definir qual é o tipo de prótese ideal para aquele caso. Sim! Existe mais de um modelo de prótese, as quais iremos conhecer agora.

 

Quais os tipos de prótese?

O modelo de prótese utilizado nos tratamentos odontológicos varia de paciente para paciente. O fator determinando nestes casos será a necessidade de repor um, vários ou todos os dentes na boca.

As próteses podem ser fixas ou removíveis. No primeiro caso, ela fica encaixada em implantes ou nos dentes restantes da boca. Já o segundo caso, estamos falando das famosas dentaduras, uma vez que o paciente pode e deve retirá-la para realizar a higienização.

Ao colocar uma prótese, é possível que o paciente sinta um pequeno desconforto ao falar e mastigar. Trata-se do período de adaptação. Tudo que é novo pode gerar estranheza e precisa de tempo para se adaptar. Portanto, sem desespero! Sentir tais dificuldades são processos naturais na vida de quem utiliza uma prótese.

Portanto, concluímos que as próteses não possuem restrição de idade. Elas podem ser utilizadas em qualquer fase da vida, inclusive na terceira idade. Existindo a necessidade de qualquer tratamento odontológico, entre em contato com a Líder Odonto! O nosso corpo de profissionais está preparado para te atender da melhor maneira possível.

Curta as nossas redes sociais e acompanhe todo o nosso conteúdo! Postamos um artigo e dicas novas toda semana para que você se mantenha informado sobre tudo o que acontece na odontologia.