Precisamos concordar que perder um dente pode se tornar uma grande dor de cabeça para qualquer um. Além da questão estética, funções naturais dos dentes como a mastigação acabam sendo prejudicadas. Entretanto, graças aos avanços na odontologia, ninguém precisa conviver com o sorriso incompleto. Os implantes dentários são peças que substituem o dente perdido e cumprem com eficácia o seu papel.

O implante é um pino de titânio fixado no osso maxilar, que cumpre a função da raiz do dente perdido. O material escolhido aqui é o titânio, pois ele auxilia no processo de osseointegração, que se define por ser uma formação óssea em torno da peça. Isso permite que o dentista faça o molde do novo dente sem que ele corra o risco de não se adaptar à arcada dentária do paciente.

É preciso lembrar que os implantes dentários é feito através de uma cirurgia e, assim como todo procedimento cirúrgico, ele precisa de alguns cuidados para sua total eficácia. Logo, separamos para vocês algumas indicações profissionais sobre como cuidar do seu implante! Continue lendo o artigo e descubra!

 

Cuidado com a alimentação

Nos primeiros dias após o procedimento cirúrgico, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação. Deve-se consumir, principalmente nas 24 horas após o implante, alimentos líquidos, de preferência gelados.

É fundamental que o paciente evite consumir alimentos duros, uma vez que eles podem quebrar a coroa dentária. Outro ponto importante que deve ser evitado é o consumo de qualquer alimento quente, o que pode causar sangramentos na região.

Ainda nos primeiros dias, deve-se evitar utilizar a parte da boca na qual o implante foi feito. Acontece que a região pode estar sensível ainda e, qualquer pressão naquela área pode acabar ocasionando em sangramentos.

 

Mantenha os cuidados com a higienização

Após o procedimento cirúrgico, deve-se tomar bastante cuidado com a higiene. Para limpar a região que foi feita o implante, é necessário utilizar uma gaze com soro fisiológico. Além disso, preste atenção e retire qualquer resto de alimento que possa estar na área na qual foi feita o implante.

Para o restante da boca, continue mantendo uma higienização da maneira como você sempre aprendeu. Utilize uma escova de dente macia e passe fio dental sempre que fizer uma refeição.

O seu dentista responsável pelo implante irá dar maiores instruções acerca da escovação. Quanto ao uso de enxaguante bucal, o seu uso só deve ser feito caso seja prescrito.

 

Mude os seus hábitos

Existem outras medidas que devem ser levadas em consideração. Existem alguns hábitos que parecem inofensivos, mas prejudicam bastante a recuperação após o implante dentário. Bom, em primeiro lugar, é importante que o paciente evite a exposição solar nos primeiro dias. Além disso, deve-se evitar também:

  • Cuspir;
  • Fazer sucção com canudos;
  • Fazer bochechos;
  • Roer unhas;
  • Consumir bebidas alcoólicas;

Outro ponto importante é evitar o consumo de cigarros. O tabaco é um dos fatores que podem afetar a estrutura óssea a afetar negativamente o pós-operatório.

É comum sentir dor, inchaço e sangramentos na região no período após o implante. Para isso, você pode fazer compressas frias para aliviar a sensação incômoda. Além disso, faça um acompanhamento com o seu dentista responsável! O retorno à clínica odontológica é fundamental para a avaliação do seu caso.

 

Implantes dentários são na Líder Odonto

Precisou de implantes dentários? Conte com a Líder Odonto! Entre em contato conosco para agendar uma avaliação!

Não se esqueça de curtir as nossas redes sociais para acompanhar todo o nosso conteúdo! Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!