A ortodontia é uma das principais áreas dentro da odontologia. Uma das maiores demandas das clínicas odontológicas são os casos onde o paciente se queixa de falhas no alinhamento e posição dos dentes. Sendo assim, o uso de aparelho ortodôntico se torna um dos tratamentos mais indicados.

Para o sucesso do tratamento ortodôntico, é necessário uma via de mão dupla. Tanto o dentista responsável quanto o paciente precisam se comprometer a tomar certos cuidados durante o período no qual o paciente irá usar o aparelho.

Portanto, tomar conhecimento de quais são as medidas que contribuem para o êxito do tratamento é fundamental. Para isto, preparamos para você um material de auxílio que explica quais são os fatores que jamais se deve esquecer durante o período de uso do aparelho ortodôntico. Continue lendo esse artigo e descubra!

 

Redobre os cuidados com a higiene bucal

A higiene bucal tem um papel fundamental no cuidado dos dentes correto? Agora, caso você esteja passando por um tratamento ortodôntico, é necessário ter mais cuidado ainda! Pense bem, se a falta de bons hábitos higiênicos pode culminar em problemas como cáries, gengivite e até mesmo a perda do dente! Logo, cultivar medidas saudáveis para a saúde bucal é indispensável em qualquer ocasião!

O seu aparelho ortodôntico pode e provavelmente vai acumular restos de alimentos após cada refeição que você fizer. Portanto, o ideal é realizar a escovação, seguida do uso de fio dental, toda vez em que comer algo. Aqui não tem espaço para “depois eu escovo meus dentes”, a higienização do seu sorriso é fator chave para o sucesso do seu tratamento!

Além disso, a quantidade de bactérias que se acumulam nos dentes com a má higienização bucal é enorme! Converse com o seu dentista sobre os cuidados higiênicos do seu aparelho ortodôntico! Certamente ele deverá passar algumas recomendações como escovas próprias para a limpeza de aparelhos, assim como fio dental também!

 

Cuidado com o que você come!

Você já sabe que não exagerar no consumo de doces é muito importante para a sua saúde bucal, correto? Agora, no caso dos aparelhos ortodônticos, os cuidados devem ser redobrados! Como assim? Alimentos duros demais podem acabar causando uma lesão nos dentes ou quebrar um bráquete do seu aparelho.

Sendo assim, evite-os! Não necessariamente você deve cortá-los em definitivo da sua dieta. O ideal aqui é que o consumo de tais alimentos seja moderado e, principalmente, avaliado se irá fazer mal ou não para o seu aparelho ortodôntico.

Vamos dar alguns exemplos: alimentos como torrones, que possuem sua superfície dura demais, pode quebrar e danificar o seu aparelho, podendo até machucar o dente ou sua gengiva. Doces pegajosos demais como balas e caramelos podem ficar presos ao seu aparelho, dando muita dor de cabeça para retirá-los. Por fim, já se imaginou retirando os fios da manga do seu aparelho? Certamente daria muito trabalho, não é mesmo?

 

Tenha o acompanhamento do seu dentista

Após o início de um tratamento ortodôntico, é necessário voltar à clínica odontológica com certa constância para realizar manutenções no seu aparelho. Além disso, o dentista responsável irá avaliar como está o tratamento, se é preciso fazer alguns ajustes ou até mesmo descobrir se você está ou não seguindo as recomendações.

As manutenções são de extrema importância para o sucesso do tratamento, uma vez que a existência de algum problema pode comprometer todo o período! Portanto, não deixe de voltar ao seu dentista e conversar sobre possíveis dúvidas acerca do seu tratamento ortodôntico.

 

Aparelho ortodôntico é na Líder Odonto!

Existindo a necessidade do uso de um aparelho ortodôntico ou de outros tratamentos, entre em contato com a Líder Odonto! Dispomos de profissionais capacitados para que o seu caso seja devidamente solucionado!

Aproveite para seguir e curtir as nossas redes sociais para acompanhar todo o nosso conteúdo! Toda semana, disponibilizamos um material com diferentes assuntos dentro da odontologia. Caso tenha alguma dúvida, deixe-a nos comentários! Não se esqueça de compartilhar o nosso artigo com os seus amigos e familiares!