Vivemos dias corridos, concorda? Atualmente, o que mais se vê são pessoas com um acúmulo de tarefas e pouco tempo para realizá-las. O resultado deste contexto são pessoas cada vez mais estressadas e ansiosas. Entretanto, o que muitos não sabem é que o estresse não somente faz mal para o organismo como um todo, mas como para a saúde bucal também!

O estresse se apresenta como uma resposta tanto psicológica quanto hormonal do corpo quando nos deparamos em situações adversas. Em momentos assim, o corpo humano reage com o aumento dos batimentos cardíacos, da respiração e até mesmo da pressão arterial.

Por estes motivos citados acima, dá para perceber que o estresse é uma condição totalmente contrária à saúde humana. Sabe-se que viver estressado constantemente pode acabar resultando em problemas para dormir ou até mesmo cardíacos. Entretanto, pouco se sabe que os efeitos podem se espalhar e acabar sendo sentidos na saúde bucal.

Portanto, vamos conhecer agora um pouco melhor sobre a relação entre o estresse e a saúde bucal. Permaneça lendo este artigo e descubra como essa condição pode fazer com que sua frequência no dentista aumente.

 

Como o estresse afeta a saúde bucal?

Agora que você já sabe que o estresse é uma condição que afeta negativamente o seu organismo, inclusive a sua saúde bucal, é importante entender como este processo acontece. Quando uma pessoa se encontra estressada, o corpo libera alguns hormônios como o cortisol e a hidrocortisona.

Sendo assim, esta condição pode desencadear um processo pró-inflamatório que, somado aos maus hábitos bucais, pode resultar no aparecimento de aftas ou até mesmo doença periodontal.

Estudos apontam que pessoas estressadas buscam alternativas para fugir da condição, como o consumo de bebidas alcoólicas e tabaco. Nesta situação, caso a pessoa não tenha uma boa higiene bucal, o resultado pode ser o surgimento de mau hálito (halitose) ou até mesmo cáries.

Ou seja, percebemos que o estresse tem tudo a ver com a saúde bucal. Entretanto, também é nítido que a higienização dos dentes também tem um papel fundamental neste contexto. Quer dizer então que para evitar problemas bucais ao se encontrar estressado, basta somente ter uma boa higiene bucal?

Não necessariamente, vamos estender um pouco a discussão e debater sobre outro aspecto da relação entre estresse e saúde bucal.

 

Estresse e disfunção da ATM

O estado emocional de pessoas que convivem com o estresse pode também culminar em problemas mais graves, como disfunções na articulação temporomandibular (ATM). O que acontece nestes casos é que o estresse pode dar origem ao bruxismo, que se caracteriza por ranger os dentes enquanto dorme.

Sendo assim, existe um desgaste maior dos dentes, que pode, além de gerar disfunções na ATM, prejudicar o tecido da gengiva e ao osso mandibular. Quando existe uma condição desfavorável na ATM, o paciente pode sofrer com dores de cabeça frequentes, problemas para movimentar a boca, ouvir estalos e até mesmo o surgimento de inchaço e zumbidos no ouvido.

Ao sentir qualquer um destes sintomas, deve-se procurar um dentista de confiança o quanto antes! O tratamento vai variar de acordo com a condição apresentada pelo paciente.

 

No caso de problemas bucais, procure a Líder Odonto!

Como você pôde perceber, o estresse está relacionado com diversos problemas bucais. Só neste artigo nós citamos as cáries, aftas, halitose, bruxismo e disfunção na ATM. O recomendado, antes de qualquer coisa, é procurar ter um estilo de vida saudável, que proporcione a sensação de bem-estar e leveza.

Procure realizar um número menor de atividades, praticar alguma atividade física e fazer programas que te fazem bem. Além disso, é fundamental manter um bom relacionamento com um dentista de confiança.

Que tal marcar uma avaliação na Líder Odonto? A nossa equipe de profissionais está preparada para atender a sua necessidade e cuidar da sua saúde bucal! Entre em contato conosco e agende!

Para mais dicas e conteúdos como este, curta e siga as nossas redes sociais! Lá você pode acompanhar semanalmente tudo o que precisa saber sobre a sua saúde bucal! Não se esqueça também de compartilhar o nosso conteúdo para os seus amigos e familiares!